CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSULTORIA EMPRESARIAL

MÓDULO 5  – MARKETING ESTRATÉGICO

 

O curso de formação de consultores será realizado em módulos. O primeiro módulo será de consultoria empresarial, com duração de quinze horas e mais quatro horas de prática junto a uma empresa. Os demais módulos serão específicos em temáticas da gestão organizacional.

 

PÚBLICO-ALVO:

 

Profissionais especializados nas mais diferentes áreas da administração de empresas e que atuam ou desejam atuar como consultores em sua área de especialização em instituições públicas e empresas privadas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Conceitos de planejamento estratégico.
  2. Planejamento Estratégico de Marketing.
  3. Análise do Ambiente Externo.
  4. Planejamento Estratégico Orientado para o mercado.
  5. Ferramentas de diagnóstico do Mercado.
  6. Inteligência de Mercado.
  7. Posicionamento da Oferta ao mercado.
  8. Ferramentas de Avaliação do Mercado
  9. Diferenciação.
  10. Segmentação de Mercado.
  11. Ferramentas de diagnóstico organizacional em marketing.
  12. Atividade Prática em uma empresa.

 

METODOLOGIA:

Apresentação dialogada, vivência de grupo, estudo de casos e realização de um trabalho prático em uma empresa.

 

 CERTIFICADO:

No final das atividades do módulo, cada participante receberá um certificado computando as horas de sala de aula e das atividades práticas na empresa.

 

INSTRUTOR:

Profª. Mestra Sueli de Paula

Mestra em Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia e Gestão com Habilitação em Marketing pela Universidade Internacional de Lisboa, Especialista em Consultoria Empresarial e Mercado pela FIA/USP; Desenvolvimento Sustentável pelo PENUD. Mercado Internacional pela PUC/RJ.
Economista pela Universidade Federal da Bahia. Professora de Graduação e Pós-graduação desde 2002 da Fundação Visconde de Cairu do Curso de Administração de Empresas.

Foi Funcionária do SEBRAE/BA de 1985 a 2016, atuando como gerente desde 1994.

Especialista nas áreas de consultoria empresarial, crédito, mercados Nacional e Internacional. Desenvolveu projetos empresariais, com destaque para o Projeto Varejo-Vivo, que tem como objetivo desenvolver centros comerciais de rua no Estado da Bahia. Este projeto foi referência no Sistema SEBRAE, por ser considerado o melhor modelo para se trabalhar o varejo de pequeno porte. Criou programas de educação continuada para MPE, chamados Escola do Varejo, Escola da Competitividade e Oficina de Merchandising. Criou o Prêmio Varejo Vivo.

Coordenou o Prêmio MPE Brasil, cujo objetivo é disseminar boas práticas de gestão através da aplicação dos Fundamentos e do Modelo de Excelência na Qualidade da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ e o Prêmio SEBRAE Mulher de Negócio, que divulga histórias de sucesso de empreendimentos liderados por mulheres. Coordenou o Desafio SEBRAE – jogo virtual, onde o estudante universitário aprende a gerenciar uma empresa. Realizou grandes eventos a exemplo da 1ª Feira do Empreendedor na Bahia, Feira Internacional de Artesanato com a UNESCO. O Encontro Internacional de Negócios do Nordeste na Bahia.