CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSULTORIA EMPRESARIAL
MÓDULO 5 – MARKETING ESTRATÉGICO
O curso de formação de consultores será realizado em módulos. O primeiro módulo será de consultoria empresarial, com duração de quinze horas e mais quatro horas de prática junto a uma empresa. Os demais módulos serão específicos em temáticas da gestão organizacional.
PÚBLICO-ALVO:
Profissionais especializados nas mais diferentes áreas da administração de empresas e que atuam ou desejam atuar como consultores em sua área de especialização em instituições públicas e empresas privadas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Conceitos de planejamento estratégico.
- Planejamento Estratégico de Marketing.
- Análise do Ambiente Externo.
- Planejamento Estratégico Orientado para o mercado.
- Ferramentas de diagnóstico do Mercado.
- Inteligência de Mercado.
- Posicionamento da Oferta ao mercado.
- Ferramentas de Avaliação do Mercado
- Diferenciação.
- Segmentação de Mercado.
- Ferramentas de diagnóstico organizacional em marketing.
- Atividade Prática em uma empresa.
METODOLOGIA:
Apresentação dialogada, vivência de grupo, estudo de casos e realização de um trabalho prático em uma empresa.
CERTIFICADO:
No final das atividades do módulo, cada participante receberá um certificado computando as horas de sala de aula e das atividades práticas na empresa.
INSTRUTOR:
Profª. Mestra Sueli de Paula
Mestra em Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia e Gestão com Habilitação em Marketing pela Universidade Internacional de Lisboa, Especialista em Consultoria Empresarial e Mercado pela FIA/USP; Desenvolvimento Sustentável pelo PENUD. Mercado Internacional pela PUC/RJ.
Economista pela Universidade Federal da Bahia. Professora de Graduação e Pós-graduação desde 2002 da Fundação Visconde de Cairu do Curso de Administração de Empresas.
Foi Funcionária do SEBRAE/BA de 1985 a 2016, atuando como gerente desde 1994.
Especialista nas áreas de consultoria empresarial, crédito, mercados Nacional e Internacional. Desenvolveu projetos empresariais, com destaque para o Projeto Varejo-Vivo, que tem como objetivo desenvolver centros comerciais de rua no Estado da Bahia. Este projeto foi referência no Sistema SEBRAE, por ser considerado o melhor modelo para se trabalhar o varejo de pequeno porte. Criou programas de educação continuada para MPE, chamados Escola do Varejo, Escola da Competitividade e Oficina de Merchandising. Criou o Prêmio Varejo Vivo.
Coordenou o Prêmio MPE Brasil, cujo objetivo é disseminar boas práticas de gestão através da aplicação dos Fundamentos e do Modelo de Excelência na Qualidade da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ e o Prêmio SEBRAE Mulher de Negócio, que divulga histórias de sucesso de empreendimentos liderados por mulheres. Coordenou o Desafio SEBRAE – jogo virtual, onde o estudante universitário aprende a gerenciar uma empresa. Realizou grandes eventos a exemplo da 1ª Feira do Empreendedor na Bahia, Feira Internacional de Artesanato com a UNESCO. O Encontro Internacional de Negócios do Nordeste na Bahia.